4 de novembro de 2010

Vídeos

1º Vídeo: " A história das coisas."
O vídeo aborda o tema do sistema de produção, mostrando passo a passo do processo de fabricação dos produtos utilizados por nós, desde a extração, produção, distribuição, consumo e até o tratamento do lixo, provocando uma reflexão sobre o assunto e sua complexidade.
Ao assistir o vídeo e analisa-lo, pode-se perceber como o sistema de produção mostrado para a população pode ser muito mais prejudicial do que se parece. Ao citar as etapas da fabricação do produto, não se imagina que este é um sistema em crise. Em crise pois cada etapa não é feita isoladamente, junto com ela, vem a interação social, econômica e ambiental, que muitas vezes são prejudicados por serem explorados até seus limites chocando-se com os ideais capitalistas, que muitas vezes recebem contribuições governamentais ou de empresas importantes, quando na verdade, estas deveriam usar seus poderes em prol ao mundo onde vivem, desde o ambiente até a população que a cerca.


2º Vídeo: " Sabesp- Tratamento de água."
O vídeo narrado por Marina Person aborda o tema da água, sua utilidade, o risco de uma possível escassez dela no planeta e sua trajetória, feita aos cuidados da Sabesp, principal responsável pelo tratamento e abastecimento da água até chegar as nossas casas.
Após assistir o vídeo, é de grande clareza o tamanho da grandeza e da complexidade do tratamento e trajeto desta até nós termos o acesso, fazendo com que ocorra uma reflexão de que é necessário fazer um consumo consciente desta,que nada mais é do que nosso maior bem, e os principais prejudicados por sua ausência somos nós. Primeiramente, o vídeo mostra que a água consumida pela população de São Paulo não é retirada unicamente de sua região, e sim principalmente de um local mais distante, já que São Paulo não da conta de abastecer toda sua população.Ao chegar a estação de tratamento da Sabesp através de canos, a água recebe uma aplicação do coagulante, seguindo para um local onde folhas e gravetos são retidos por telas e após inicia-se a aplicação do cloro. Ao terminar a aplicação, inicia-se o processo de floculação( junção das partículas de sujeira) e de decantação e logo após, essa água vai para os filtros, aplicação de flúor, cal e então finalmente é levada para reservatórios onde através de canos vai para casa de todos.


Escrito por: Flávia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário