14 de novembro de 2010

Conclusão final

   Para finalizar o projeto sobre as cidades (in)sustentáveis, pensamos e pesquisamos sobre medidas eficientes (além das simples já existentes que vem sendo orientadas), a serem tomadas que poderiam melhorar a condição dessas cidades como um todo para sua população ter uma melhor qualidade de vida.

  O mais importante de tudo seria tentar conscientizar a sociedade de uma forma mais ampla e aberta como por exemplo com projetos práticos que todos pudessem participar de alguma forma mesmo que de maneira rápida e prática, e incluir propagandas que mostrem a real situação e importância dos recursos naturais atualmente em meios de comunicação que as pessoas possuem fácil acesso em seu dia a dia como revistas, jornais e canais de televisão aberta. Esses seriam passos significativos em direção a vida sustentável e provavelmente muitos membros da população passariam a se interessar muito mais pelo assunto em pauta. É importante visar que esses projetos e propagandas expostos na mídia deveriam ser produzidos de uma forma mais descontraída e leve, e não de forma cansativa porque assim é possível atrair a atenção de variados públicos de classes sociais, padrões e faixas etárias distintas.

  Uma medida que seria trabalhosa, porém que traria resultados enérgicos e muito úteis seria a melhoria do transporte coletivo e o estímulo da diminuição no uso de carros. Nas cidades urbanas como São Paulo e Rio de Janeiro os principais responsáveis pelas grandes emissões de CO2 são os automóveis. Se os transportes coletivos e outros meios de transporte como bibicleta e caminhada fossem privilegiados para distâncias rápidas ao invés do uso dos automóveis individuais, essa emissão diminuíra de maneira significativa para o planeta. 

   Essas medidas e tantas outras existentes e já projetadas por estudantes de Gestão ambiental e interessados no assunto não são fáceis e nem simples de serem providenciadas e precedidas com a precisão e exatidão necessária , mais é preciso esforço e trabalho árduo de todos os já conscientes da população para o recrutamento de tais, pois assim com soluções e colaboração será possível com o tempo viver em uma cidade plena e sustentável.

Escrito por: Giovanna Jardim e Camila Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário